Home Dispositivos móveis Motorola Moto Buds Loop: fone aberto para quem deseja bom som com estilo | Anlise / Review

Motorola Moto Buds Loop: fone aberto para quem deseja bom som com estilo | Anlise / Review

by admin

A Motorola trouxe o Moto Buds Loop ao Brasil no começo de julho de 2025. Ele chegou para renovar o portfólio de fones de ouvido da marca, com um modelo de visual diferenciado e som equalizado pela Bose.

Ao avaliar na prática este acessório da marca pertencente à Lenovo, será que temos um desempenho satisfatório? Quais são as principais características que ele entrega ao usuário? O TudoCelular conta em detalhes para você agora, nesta análise completa.

Design e construo



O design é um dos principais destaques do Moto Buds Loop. Ele chega com um formato de “C”, que permite ser colocado no ouvido como se fosse uma espécie de brinco ou piercing, por meio do seu formato aberto.

A construção dele contribui para uma experiência premium. Este modelo conta com uma estrutura em plástico fosco e um arco feito de borracha, com uma maior aderência à pele e um peso de apenas 51,6 gramas. Também está presente um revestimento repelente à água, porém nada de certificações mais robustas para proteção contra imersão em líquidos e poeira, algo que faz falta para dar uma segurança maior durante o uso.

A extremidade externa possui os sensores de proximidade e de carregamento, além do único botão presente neste dispositivo, que pode comandar o player, as faixas e as chamadas, a depender de quantas vezes ou o tempo de pressão nele. Já a outra ponta é mais arredondada e abriga o alto-falante.

Para você ter o melhor desempenho deste acessório, é importante saber como colocar. Não basta apenas encostar o fone até a porção com os sensores tocar a sua pele. Você precisa posicionar a hélice – nome daquele contorno mais externo da sua orelha – para dentro do arco do fone.

Assim, a saída de som estará voltada diretamente para o canal auditivo. Ou seja, na posição correta que proporciona uma boa audição. Como resultado, ele vai entregar um ajuste bastante confortável para usar por horas sem nem sentir que está com um fone de ouvido.

Na embalagem, a Motorola não manda mais do que o básico e ainda deixou de fora o cabo USB-C para a recarga. Em outras palavras, você vai encontrar somente os fones de ouvido, o case de carregamento e o manual de usuário.

Conectividade e recursos



O Moto Buds Loop suporta Bluetooth 5.4, como uma das versões mais recentes da tecnologia. Até por isso, não enfrentamos qualquer dificuldade ou instabilidade na conexão com este modelo. Sem falar na boa cobertura, para usar mesmo enquanto estiver afastado do dispositivo conectado.

A Motorola não chega a divulgar a lista de codecs compatíveis com o fone de ouvido, mas é certo que o LDAC não está presente aqui para um áudio sem perdas. Felizmente, encontramos nele o suporte à utilização em dois aparelhos de maneira simultânea, com transição suave de um para o outro.


Todo o gerenciamento, a configuração inicial do dispositivo e as atualizações de software podem ser feitos por meio do aplicativo Moto Buds, disponível para o sistema operacional Android, só que ausente aos usuários de iOS.

A ferramenta permite a você escolher um perfil sonoro que mais te agrade, ou personalizar separadamente cada frequência em um equalizador dedicado com 10 bandas. Uma alternativa está no Modo Jogo, que melhora o palco sonoro, além de diminuir a latência durante a jogatina.


Também é possível selecionar os comandos em cada toque do botão nos buds, além de renomear o dispositivo. Outro recurso interessante está na opção de colocar um widget para checar a porcentagem da bateria diretamente na tela inicial do seu celular, além de servir como um atalho na hora de abrir o app.

Caso você tenha um smartphone da própria Motorola, este fone de ouvido possui compatibilidade com o Moto AI, destinado a recursos de Inteligência Artificial. O destaque aqui fica para a possibilidade de ativar ações por comandos de voz ao pressionar o botão, por meio da função “O que rolou?”.

Qualidade de som e microfone



Chegamos na parte mais importante: o que este fone aberto entrega em áudio? O Moto Buds Loop tem assinatura da Bose e traz drivers de 12 mm, um bom tamanho para uma potência satisfatória, com apenas um pouco do chamado “sangramento sonoro”, quando o som de dentro vaza para a porção externa. Algo bastante comum para este tipo aberto.

Na prática, a parte sonora deste fone é agradável, especialmente quando você aproveita bem o equalizador dedicado. Isso porque os perfis predefinidos focam em baixar as frequências que não estão em destaque no lugar de reforçar a prioritária.


De uma forma geral, os médios aparecem com um maior equilíbrio por aqui, com os agudos bem nítidos e os graves presentes, apesar de pouco profundos – algo bem perceptível em músicas com um bumbo forte.

Em outras palavras, a não ser os subgraves, que exigiriam um contato intra-auricular para funcionar melhor, podemos dizer que o acessório da Motorola possui um bom potencial em som, que pode se refletir em uma ótima experiência quando você customiza de maneira mais dedicada o acessório.


Quando passamos à captação, podemos encontrar neste modelo um sistema duplo de microfones em cada bud, com a tecnologia CrystalTalk IA, que utiliza Inteligência Artificial para deixar as chamadas de voz mais limpas.

No geral, notamos que as falas são captadas com boa precisão. Os vocais não se mostram tão limpos quanto vimos no Moto Buds Plus, porém o Loop entrega uma frequência baixa mais carregada aqui. A redução de ruído de fundo também funciona de maneira decente e evita que este modelo sofra com barulhos de vento, sem gerar artefatos no áudio.

Bateria



A Motorola não divulga a capacidade da bateria do Moto Buds Loop, mas garante uma autonomia de até 8 horas de uso com uma carga, que pode chegar a 37 horas na somatória com o estojo. Será que conseguimos alcançar esse tempo na prática?

Testamos a reprodução de música de maneira contínua, com o volume no máximo e o fone conectado a dois dispositivos ao mesmo tempo. Aqui tivemos uma duração de aproximadamente 6 horas e 10 minutos. Um tempo que não atingiu o prometido de fábrica, mas consideramos satisfatório pelas condições experimentadas.


Quando partimos para o carregamento, a empresa preferiu deixar de fora um cabo USB-C na caixa, como já mencionamos. Por isso, testamos com um adaptador de tomada de celular, com potência de 15 W.

Com esse acessório, chegamos aos 100% em um intervalo de 1 hora e 49 minutos. Já existem fones de ouvido que demoram menos tempo até completar o processo com um rendimento bastante similar, mas este modelo fica apenas na média do segmento.



Motorola estreia a Brilliant Collection no Brasil com Razr 60 e Moto Buds Loop





Acessrios
19 Ago




Moto Buds Loop s





Acessrios
08 Jul


Consideraes finais



O Motorola Moto Buds Loop é uma adição bem-vinda ao portfólio da marca, no segmento de fones de ouvido. Ele acerta ao fornecer um design diferenciado, sem poupar nos recursos e na qualidade sonora.

Este acessório entrega um ajuste confortável e conectividade versátil para dois dispositivos simultâneos. O widget também está na lista de pontos positivos, para acesso mais fácil ao app, enquanto o equalizador dedicado se torna fundamental na hora de extrair o máximo possível deste modelo e personalizar a sua experiência sonora.

Outros destaques dele estão no som capaz de alcançar notas nítidas em qualquer frequência, além de ter uma boa qualidade na captação de voz e sem sofrer com ruídos. Fora as funções de Inteligência Artificial, caso você utilize um smartphone da marca, e a sua bateria de longa duração, ainda que não alcance o tempo total prometido de fábrica.

Já no lado negativo, destacamos a ausência de certificação de resistência contra poeira e uma mais robusta contra líquidos, a falta do cabo USB Tipo-C na embalagem e eventuais dificuldades de início para entender como é o encaixe dele no ouvido. Sem contar a ausência do aplicativo no sistema iOS, para quem utiliza um iPhone.

A Motorola lançou o Moto Buds Loop no mercado brasileiro pelo preço sugerido de R$ 1.000, mas já pode ser encontrado por menos de R$ 900 no varejo nacional. E ele tem concorrência no país?

O rival dele é o Huawei FreeClip. O modelo da fabricante chinesa pode não ter o mesmo tamanho do driver, porém promete uma autonomia de bateria semelhante e oferece resistência contra poeira e respingos como diferencial, graças à certificação IP54.

Quais características mais gostou no Moto Buds Loop? Você prefere fones com este design aberto, ou acha melhor investir em um intra-auricular convencional? Pretende comprar uma unidade deste modelo? Interaja conosco!

You may also like

Leave a Comment