A Harman do Brasil anunciou um novo modelo de distribuição de produtos da linha de Luxury Audio. Essa novidade foi apresentada pelo presidente da empresa, Rodrigo Kniest, durante um evento para convidados realizado no Hotel Pullman, em São Paulo (SP). No caso, a empresa deixará de vender via distribuidor local.
Com isso, a companhia deve estreitar relacionamento com revendas especializadas e integradores, o que tornará este o seu canal principal da estratégia. A ideia é que esse modelo seja implementado para marcas como Mark Levinson, JBL Synthesis, Revel, Lexicon e Arcam.
Em geral, o planejamento será separado em duas macroáreas de cobertura, dividindo as regiões Sul e Sudeste do restante do país. Nesse sentido, um dos destaques apontados pelo executivo é o desenvolvimento de centros de experimentação em parceria com integradores para promover workshops e treinamentos digitais.
Segundo Kniest:
Não queremos fazer sell-in, queremos fazer sell-out. Queremos que nossos produtos sejam vendidos no mercado e não comprados pelos canais de distribuição. Reconhecemos que o índice percentual pode assustar, mas, se analisarmos o número absoluto, nosso planejamento está dentro da realidade.
A ideia é ter uma curadoria de integradores e lojas por região. Dessa maneira, não é preciso que o cliente cruze o país para conhecer e vivenciar um sistema em funcionamento. Além disso, outro ponto destacado é o foco em dobrar a participação na região com uso de um planejamento a longo prazo, mas com resultados visíveis a curto prazo.
Quais os benefícios?
Segundo o presidente da Harman, as vantagens incluem a proteção da marca, do preço e da cadeira. Do mesmo modo, ele apontou o combate ao mercado cinza e a importação ilegal como benefícios. Há também ações aliadas a essa nova política de distribuição, como:
- Rastreabilidade em camadas por meio de serial visível, serial oculto e gravação digital no chip;
- Aplicativos internos para leitura;
- Cooperação com a Polícia Federal e órgãos brasileiros responsáveis;
- Ações judiciais contra importadores e anúncios irregulares.
Mais sobre a Harman: confira os detalhes da aquisição da Sound United e como funcionará a parceria com a Qualcomm para desenvolver soluções com IA para carros.