Home Dispositivos móveis Como experimentar novos cortes de cabelo usando a IA Google Gemini | TC Ensina

Como experimentar novos cortes de cabelo usando a IA Google Gemini | TC Ensina

by admin

Tendo como destaque a sua capacidade de gerar e editar imagens mantendo uma certa consistência, o Google Gemini pode ser um excelente aliado para diversas tarefas do dia a dia. O que você não imagina é que ele também pode ser ótimo para te ajudar a decidir o seu próximo corte de cabelo!

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como mudar seu corte de cabelo usando a inteligência artificial (IA) assinada pelo Google!









Tech
30 Set




Como colorir fotos em preto e branco usando a IA Google Gemini | TC Ensina





Tech
01 Out


Como mudar seu corte de cabelo usando o Google Gemini

Desde que lançou o Gemini Flash 2.5 (ou “Nano Banana”), o Google virou para si os holofotes do nicho de inteligência artificial pela capacidade do seu modelo de gerar e editar imagens – sendo frequentemente usado em várias trends na internet.

Mas além de todas essas brincadeiras nas redes sociais, a ferramenta também pode ser muito útil em aspectos mais particulares, te ajudando a escolher o seu próximo corte de cabelo ou até mesmo o seu próximo estilo (e sem a necessidade de pagar a conta para isso).


Para realizar essa mudança de visual, tudo o que você irá precisar é de uma selfie ou de uma foto que mostre bem o seu rosto e de alguma criatividade e conhecimento para escrever um comando para a IA performar – mas já falaremos melhor sobre isso. Mesmo assim, adiantamos que você não precisa de nenhum prompt mágico para ter o resultado desejado.

As possibilidades de edição são praticamente infinitas. Aqui, a única limitação será a de gerações por parte da ferramenta. No momento deste tutorial, o Google estabelece um limite de até 100 imagens por dia no plano gratuito do Gemini.

Escolha uma foto

Antes de partir para a edição da imagem, de fato, é preciso se atentar a alguns detalhes. Para ter bons resultados, você precisará de uma imagem em boa qualidade; de preferência, onde seu rosto apareça bem iluminado e com uma boa definição.

Uma selfie costuma ser o suficiente. Atente-se também ao fato do seu rosto ou cabelo não estarem cortados. Evite ângulos muito esdrúxulos – como meio de costas ou com o rosto muito angulado. Poses encarando a câmera de frente ou em posição 3/4 costumam ter bons resultados.

Identifique o formato do seu rosto

Claro que pedir a IA algo como “me faça com os cabelos longos e vermelhos” ou “com os cabelos arrepiados e com um topete loiro” pode funcionar. No entanto, se você quer algo mais aperfeiçoado, terá que fazer uma pequena pesquisa ou, pelo menos, interagir um pouco mais com a inteligência artificial.

O primeiro passo, sem dúvida, é entender o formato do seu rosto. Como um redator de um site de tecnologia, eu não sou nenhum especialista no assunto, mas vou tentar ajudar (e ao mesmo tempo, não atrapalhar).

Se você já sabe o formato do seu rosto, ótimo, se não, perguntar ao próprio Gemini pode ser um bom start:

  • Com o Gemini aberto, toque no ícone de “+” e selecione a sua foto na galeria;
  • Agora, pergunte à ferramenta qual o formato do seu rosto.

Mas o que eu faço com essa informação? – você pode estar se perguntando. Com o formato do seu rosto, a gente passa para o segundo passo: encontrar cortes ou sugestões de cortes que se encaixem bem com a sua fisionomia. Claro que você pode ignorar isso completamente e confiar no seu próprio instinto, mas ter um caminho também costuma ser válido.

No seu buscador preferido ou através da própria IA, busque por cortes que se encaixam bem com o formato da sua face; seja quadrado, oval ou em formato de coração… bem, você entendeu.

Você irá se deparar com expressões como “Undercut”, “Pompadour”, “Fade/Degradê”, “Mullet” e outros, caso esteja buscando por cortes masculinos, e “Bob”, “Pixie”, “Shag” e “Wolf Cut”, caso esteja buscando por cortes femininos.

Gaste um tempo analisando as suas opções e avaliando o que pode encaixar melhor para você (e com as capacidades reais do seu cabeleireiro/barbeiro).

Mude o seu corte de cabelo usando o Gemini

Agora que você tem todas essas informações a disposição, chegou a hora de finamente partir para a ação. O processo pode ser feito tanto através da interface web do Gemini, através de um navegador no seu computador, quanto através do aplicativo da IA disponível para dispositivos com Android ou iOS/iPadOS. Confira as instruções:

  • Com o Gemini aberto, toque em “Ferramentas” e selecione “Crie imagens” ou “Imagem”;
  • Toque no ícone de “+” e selecione a sua foto na galeria;
  • Agora, escreva no campo de texto o que gostaria de realizar. Para o primeiro resultado da galeria acima, por exemplo, nós utilizamos o seguinte prompt:

“Mude o corte de cabelo da pessoa da foto para um corte pixie clássico com camadas texturizadas”.

Embora seja possível solicitar edições a partir do próprio resultado obtido, esse é um dos poucos casos que não recomendamos algo do tipo.

Se for para alterar a cor do cabelo ou fazer uma pequena mudança, ótimo. Se for para solicitar um novo corte, recomendamos abrir um outro chat com a IA no menu lateral e fazer uma nova solicitação, submetendo a mesma foto mais uma vez.

Além do prompt acima, usamos mais os seguintes comandos para obter os outros resultados da galeria:

“Mude o corte de cabelo da pessoa na foto para uma trança francesa começando pelo topo da cabeça. O cabelo deverá ser castanho escuro”.

“Mude o corte de cabelo da pessoa na foto para um afro cacheado com volume natural. O cabelo deverá ser loiro”.

Além de fazer esses tipos de pedidos, também é possível fazer o upload de outras imagens como referência para a IA. Neste caso, certifique-se de que o seu comando solicita diretamente que a ferramenta use a imagem adicional como referência, especificando, é claro, qual elemento deverá ser levado em consideração.

Google Gemini

Desenvolvedor: Google

Grátis – oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

You may also like

Leave a Comment