Pacientes com ELA poderão se comunicar por meio do Apple Vision Pro. Pelo menos, é o que trata um recente estudo sobre o assunto, que aborda a possibilidade de pessoas que passaram por derrames se expressarem melhor, tudo sem que seja preciso realizar um procedimento cirúrgico primeiro.
De modo geral, pode-se dizer que se trata de progresso em comparação com programas-piloto implementados anteriormente, que tornaram essa novidade possível por meio de uma interface de computador implantada cirurgicamente. A Cognixion, uma empresa de Santa Bárbara, quer dispensar o procedimento.
Andreas Forsland, CEO da Cognixion, emitiu um comunicado em que comentou sobre o cenário:
A Apple estabeleceu um padrão global ao tornar a acessibilidade integral para todos os dispositivos, e o Apple Vision Pro estende esse compromisso à computação espacial. Ao explorar como a tecnologia BCI [interface cérebro/computador] não invasiva da Cognixion e os aplicativos de IA podem funcionar com os recursos de acessibilidade da Apple, esperamos desbloquear novos níveis de independência e conexão para pessoas que vivem com ELA, lesões na medula espinhal, derrame e lesões cerebrais traumáticas.
No caso, a pesquisa visa ajudar os 14 milhões de estadunidenses em condições de deficiências crônicas a se comunicarem e interagirem com seus familiares e amigos. Esse estudo já começou e a expectativa é de que ele seja executado até abril de 2026.
Para funcionar, seria necessário usar tecnologias como o rastreamento de olhar do Vision Pro. De acordo com Chris Ullrich, da empresa:
Este estudo é sobre a compreensão da experiência do paciente – o que acontece quando recursos avançados de acessibilidade encontram novos métodos de entrada neural. O Apple Vision Pro oferece uma interface de usuário intuitiva e nosso objetivo é aproveitar as tecnologias de detecção cerebral e IA da Cognixion para oferecer melhor suporte a milhões de pessoas afetadas por desafios de fala e mobilidade.
Ainda sobre o Vision Pro, confira o motivo do possível adiamento de uma variante acessível do headset e os detalhes do mundo imersivo de Harry Potter para conferir com o equipamento.