A Apple Podcasts, uma das maiores plataformas de distribuição de áudio, lançou um novo recurso que oferece mais controle aos criadores sobre onde seus programas podem ser ouvidos. Agora, os podcasters podem selecionar ou desmarcar países e regiões para definir a disponibilidade de seus shows, uma mudança que antes não era tão explícita.
A nova funcionalidade está disponível na página “Disponibilidade” no Apple Podcasts Connect. Por padrão, todos os países e regiões são selecionados, mas os criadores podem editar as configurações a qualquer momento para excluir territórios específicos onde não desejam que seu podcast apareça.
Detalhes da nova funcionalidade
- Configuração Fácil: Para alterar as configurações, o criador deve ir até a seção “Disponibilidade” e clicar em “Editar”. Lá, é possível marcar as caixas de seleção ao lado dos países que se deseja incluir ou desmarcar aqueles que se pretende excluir.
- Distribuição Global: A Apple esclarece que, por padrão, o show é disponibilizado em todos os países. Se o criador deseja restringir a distribuição a apenas alguns locais, ele precisa desmarcar todos os outros.ia
- Conteúdo Pago e Gratuito: O novo recurso impõe uma regra importante: conteúdo gratuito e pago de um mesmo show deve ter a mesma disponibilidade. Se um podcast com áudio de assinante for removido de um país, os assinantes daquele local perderão o acesso ao conteúdo.
- Tempo de Efetivação: As edições de disponibilidade levam cerca de 24 horas para serem refletidas no Apple Podcasts.
Essa atualização, embora pareça simples, oferece aos podcasters maior granularidade no gerenciamento de seu conteúdo, permitindo que eles alinhem a distribuição de seus programas com estratégias de nicho ou requisitos de direitos autorais regionais. A novatec permite aos podcasters tomar decisões mais precisas sobre onde seus programas serão ouvidos.