A Apple também estará disponibilizando para os AirPods Pro 2 e AirPods 4 com ANC por meio de uma atualização de software. O detalhe é que, apesar de estar presente nos fones, a tradução não acontece de forma autônoma.
O processo depende de um iPhone compatível rodando o iOS 26, já que é alimentado pelos modelos de linguagem da Apple Intelligence. Isso significa que apenas donos de celulares lançados a partir de 2023 — iPhone 15 Pro, as linhas iPhone 16 e 17 e o iPhone Air — poderão aproveitar a novidade.
No lançamento, a lista de idiomas suportados inclui inglês, francês, alemão, português e espanhol. Já a atualização para o iOS 26.1 deve expandir o suporte para italiano, japonês, coreano e chinês simplificado.
A tradução pode ser ativada pressionando as hastes dos fones simultaneamente ou pela aba “Ao Vivo” no aplicativo Traduzir do iPhone. Na prática, os microfones dos AirPods captam a fala estrangeira, traduzem em tempo real e reproduzem no idioma escolhido pelo usuário. No entanto, sem que ambas as pessoas estejam equipadas com AirPods compatíveis, a conversa pode ficar unilateral.
Para contornar isso, a Apple permite exibir no iPhone uma transcrição traduzida, facilitando a comunicação em ambos os sentidos. Outro ponto importante é que os modelos de tradução ficam armazenados localmente no iPhone, permitindo que o recurso funcione até mesmo offline, sem depender de conexão ativa com a internet.