Sem muito espaço para questionamento, um dos grandes destaques do Google Gemini é a sua capacidade para geração e edição de imagens. Entre rivais, a inteligência artificial (IA) da gigante de buscas é uma das melhores em manter a consistência entre alterações.
Mas você sabe editar suas fotos usando a ferramenta? Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como adicionar ou remover pessoas e objetos das suas fotos usando apenas a IA do Google.
Tech
02 Out
Tech
29 Set
Adicione ou remova pessoas e objetos de fotos com o Google Gemini
Depois que apresentou o modelo Flash 2.5 (“Nano Banana”) para o mundo, o Google virou vários dos holofotes do nicho de inteligência artificial para si, permitindo alterações relativamente complexas em fotos através de simples comandos em linguagem natural.
Através do modelo da IA, e sem nenhum conhecimento avançado em edição, é possível solicitar que elementos e pessoas sejam adicionados ou removidos de fotos. Você mesmo já deve ter visto alguma trend ou edição nas redes sociais de alguém fazendo algo trivial ao lado de alguma personalidade muito famosa.
Para realizar esse tipo de edição, tudo o que você irá precisar é da foto que quer alterar e uma boa dose de criatividade e paciência para escrever o comando para a IA. Não é necessário nenhum prompt mágico para fazer a coisa acontecer, mas é preciso ser descritivo e até um pouco resiliente para os resultados ficarem bons.
As possibilidades de edição são praticamente infinitas. Aqui, a única limitação costuma ser a de gerações por parte da ferramenta. No momento deste guia, o Google estabelece um limite de até 100 imagens por dia no plano gratuito do Gemini.
Antes, um aviso
Antes de partir para a geração de imagens, um aviso. Embora as possibilidades da ferramenta sejam muito amplas, lembramos que é preciso utilizá-la com bom senso.
Claro que a própria IA (ao menos, em teoria) não deixará com que o usuário extrapole com suas próprias políticas, gerando conteúdo claramente ofensivo ou pornográfico, por exemplo. Mesmo assim, é preciso ter discernimento.
Quer fazer uma edição para brincar com um amigo? Evite temas sensíveis. Não costuma ser uma brincadeira saudável se, entre os dois, apenas você está rindo. Além disso, evite edições com pessoas que você não tem intimidade.
Brincar com uma pessoa próxima pode ser legal, mas fazer uma edição em que alguém que você mal tem contato está ao lado de uma personalidade indesejada, por exemplo, não costuma ser de bom gosto e pode levar a consequências legais (juridicamente falando)
Use o Gemini para adicionar ou remover objetos e pessoas de fotos
Recado dado, chegou a hora de finalmente partimos para a ação. De forma geral, a edição pode ser feita tanto através da interface web do Gemini, em um navegador, quanto através do aplicativo da IA disponível para Android e iOS/iPadOs. Confira as instruções:
- Com o Gemini aberto, toque em “Ferramentas” e selecione “Crie imagens” ou “Imagem”;
- Toque no ícone de “+” e selecione a sua foto na galeria;
- Agora, escreva no campo de texto exatamente o que você gostaria de realizar. Para o primeiro resultado da galeria acima, por exemplo, nós utilizamos o seguinte prompt:
“Um milkshake de morango gigante em um copo de plástico transparente está no centro da foto, com um canudo listrado de vermelho e branco. O copo é o ponto focal principal. Garanta que ele tenha reflexos e transparência realistas e que a sombra projetada no chão corresponda à iluminação do dia.”
Depois de gerada a primeira imagem, é possível solicitar que a IA faça novas alterações baseadas no próprio resultado. Então, se você acha que alguma coisa não ficou de acordo com a sua expectativa, pode solicitar que a ferramenta faça novas modificações; por exemplo:
“À direita do copo, (alguém muito parecido) com a Taylor Swift. À esquerda do copo, (um sósia) do Neymar. Os dois estão abraçados com o copo, como se estivessem maravilhados com o tamanho do milkshake. Eles são proporcionais ao tamanho dos outros elementos do cenário, com suas cabeças na altura máxima do topo da cobertura do milkshake. Aplique neles uma iluminação difusa que seja consistente com a luz ambiente da rua e do estabelecimento vermelho.”
Caso você acredite que algum ponto ainda precisa de melhorias, como iluminação, pose ou qualquer outro elemento, solicite alterações que atuem exatamente nestas partes. Dedique algum tempo para escrever seus prompts da melhor maneira possível e vá experimentando.
Se notar que a ferramenta está estagnada com as alterações, baixe o último resultado que considera bom, abra uma nova interação e volte a solicitar. Se acha que o seu prompt não está bom o suficiente, pode expor sua insatisfação com a própria IA e perguntar o que pode fazer para melhorá-lo a fim de alcançar o resultado desejado. Por exemplo:
“Os elementos/pessoas adicionados estão muito irreais. O que posso fazer para melhorar o meu prompt?”
E pessoas?
Para os fins deste guia, criamos uma motivação relativamente simples, mas é claro que você pode ir muito além.
A este ponto, as redes sociais estão lotadas com fotos de fãs acompanhados de ídolos como Neymar ou Taylor Swift (ou os dois) visitando cafés locais, se exercitando em academias de bairro, fazendo passeios comuns ou em fotografias polaroids que demonstram até uma certa amizade.
Para incluir pessoas muito famosas em fotos é muito simples: basta solicitar a inteligência artificial; como essas personalidades costumam tem um acervo gigantesco de imagens na internet, é fácil para ela fazer algo do tipo.
Para incluir amigos, é importante primeiro se certificar que a pessoa está de acordo com isso; afinal, você terá que fornecer uma (ou várias) foto(s) dessa pessoa diretamente para a IA para que a edição aconteça. Mas dada a autorização, o processo é basicamente o mesmo que demonstramos acima. Forneça detalhes e tenha alguma resiliência.

Google Gemini
Desenvolvedor: Google
Grátis – oferece compras no app
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma