Atualização (03/10/25) – JB
Além de ter suporte para carregamento ultrarrápido, os novos integrantes da série Huawei Mate 80 também podem ganhar um “empurrãozinho” da Inteligência Artificial para melhorar o desempenho do chipset Kirin.
Segundo informações levantadas pelo Smart Pikachu, a Huawei tem testado uma nova tecnologia que usa a IA para otimizar a abertura de aplicativos e gerenciamento de RAM.
Inclusive, a previsão é de que os celulares tenham até 24 GB de RAM para que esse mecanismo de IA funcione de forma satisfatória no HarmonyOS.
Quando em funcionamento, a IA integrada poderá otimizar a recuperação de dados e até mesmo “prever padrões”, adiantando solicitações futuras do usuário.
Outro benefício importante do uso da IA é a busca por mais autonomia, uma vez que ela poderá desativar processos desnecessários em segundo plano, por exemplo.
Embora a Huawei ainda esteja “presa” ao processo de 7 nm, a empresa quer usar a IA para entregar desempenho topo de linha de 2025 e isso só pode ser conquistado por meio de muita otimização.
A Huawei também tem estudado o resfriamento ativo dos seus smartphones da série Mate 80 por meio de uma ventoinha integrada ao módulo de câmeras.
Isso evitaria qualquer problema de desempenho por aquecimento exagerado do chipset. No entanto, ainda estamos diante de rumores.
Em outra frente, a marca chinesa iniciou as vendas dos seus relógios inteligentes no Brasil.
Economia e mercado
03 Out
Tech
02 Out
Texto original (02/10/25)
Huawei Mate 80 e 80 Pro recebem certificação com carga de até 100W e mais
Conforme dados preliminares, o Mate 80 carrega a numeração VYG-AL00 e conta com suporte para carregamento rápido com fio de até 66W.
Por outro lado, o Mate 80 Pro (SGT-AL00 e SGT-AL50) adota recarga com fio de 100W e sem fio de até 50W.
Ambos saem da caixa com suporte para rede 5G ou 5.5G.
Economia e mercado
30 Set
Lanamentos
29 Set
Ao comentar a homologação dos aparelhos, o conhecido vazador Digital Chat Station reforçou que ambos devem seguir o padrão de design da geração passada.
Ou seja, eles devem ter módulo de câmeras redondo e flash LED fora do conjunto no canto superior esquerdo, sendo que a lente principal dos celulares deve ter 50 MP.
o Mate 80 deve abrigar um sensor primário de 50 megapixels de 1/1,5 polegadas e a versão Pro muda para uma unidade de 50 megapixels com 1/1,3 polegadas.
Os celulares também devem ganhar a inédita plataforma Kirin 9030 e a nova geração do HarmonyOS com diversos recursos de Inteligência Artificial.
Por enquanto, a Huawei não comenta os vazamentos, mas a empresa também trabalha em um rival para o iPhone Air e já começou a vender dois smartphones topo de linha no Brasil.
Veja mais