Conhecida por marcas como JBL, AKG e Harman Kardon, a Harman celebra 15 anos de operação no Brasil em 2025, contando com produção local em unidade fabril estabelecida na Zona Franca de Manaus. O TudoCelular teve a oportunidade de visitar a fábrica da gigante e participar de uma coletiva com o presidente Rodrigo Kniest, onde conferimos de perto as linhas de produção de caixas de som que já analisamos aqui no TudoCelular.com, como a PartyBox Club 120 e a PartyBox Stage 320.
A empresa, que faz parte do grupo Samsung desde 2017 e acaba de finalizar a aquisição da Sound United, falou um pouco sobre os desafios de ser referência no mercado brasileiro, e como vem buscando enfrentar a pirataria local e os produtos descaminhados para fortalecer ainda mais sua participação em nosso país.
Infelizmente, por se tratar de uma visita a instalações que não permitem filmagens ou fotos, estamos no aguardo da liberação de fotos feitas pela própria assessoria da Harman, e vamos atualizar o texto assim que as recebermos.
Tech
27 Set
Tech
30 Set
A planta em operação no estado do Amazonas é responsável por produzir linhas importantes da Harman, incluindo produtos para o mercado automotivo, de lifestyle e profissional. Um dos pontos mais interessantes da visita é ver como há forte automatização, com testes rigorosos de qualidade, e uma grande flexibilidade, que permite que novos produtos comecem a ser fabricados rapidamente, dentro do ciclo veloz de atualizações dos dispositivos — especialmente no nicho Lifestyle.
Outro ponto é a presença de boas práticas de governança e de sustentabilidade — a fabricante trabalha com programas que auxiliam moradores e a cidade de Manaus, como de plantio de árvores e visitas técnicas para estudantes, e implementa soluções que reduzem os impactos ambientais, incluindo uma economia circular e a substituição de combustíveis fósseis por fontes limpas de energia.
Durante a visita, tivemos inclusive uma apresentação sobre os trabalhos da Harman em ESG — Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre) —, incluindo eventos ambientais com direito a concurso de fantasia feita com produtos reciclados dos resíduos da empresa, trabalho solidário com coleta de resíduos na beira dos rios e doação do valor arrecadado para instituição de caridade, e visita técnica a uma estação de tratamento de água.
Produtos mais populares no Brasil
A fábrica da Harman iniciou as operações em 2011 com a produção das soundbars JBL SB100 e SB200, e hoje já conta com uma ampla variedade de produtos. Além de mostrar o funcionamento das linhas, a marca compartilhou quais seriam as soluções que mais fazem sucesso por aqui.
Segundo a empresa, a JBL Boombox 3 é um dos principais dispositivos montados localmente, compondo “as milhares de unidades” que abastecem o mercado nacional. Fora isso, as caixas PartyBox 100, PartyBox 110 e PartyBox Encore Essential também contariam com números expressivos.
Dentre as linhas de produção para a família lifestyle, chamou a atenção o cuidado na produção das caixas PartyBox Club 120, PartyBox Stage 320 e Boombox 3. As duas primeiras contam com todo um trabalho manual para transformar os compensados náuticos na estrutura de madeira que sustentará as caixas, sendo toda a linha de montagem bastante manual para que tudo saia perfeito, incluindo testes acústicos e várias etapas de vistoria na qualidade ao longo da produção.
Já a Boombox 3 — que em breve deve ser substituída pela Boombox 4 na linha de produção nacional — conta com um cuidado muito grande em garantir a proteção contra água e poeira de seus componentes, sendo feitos diversos testes a cada etapa de produção para certificar que tudo está devidamente vedado. Aqui o trabalho também é bastante manual, mas menos do que o visto nas PartyBox.
Para além das linhas Lifestyle, as caixas profissionais também contam com um trabalho manual muito forte, indo desde a preparação da madeira até a finalização para venda. Já a parte automotiva é bastante automatizada, sendo comum ver apenas 2 ou 3 pessoas cuidando de uma linha inteira de produção para um painel ou placa de central multimídia, por exemplo. Aqui as inspeções são ainda mais profundas e acontecem passo a passo da produção, sempre com auxílio de máquinas.
Harman vai ampliar investimentos locais
Com esses dados em mente, a gigante promete aumentar os investimentos no país nos próximos anos, começando já em 2026 com o início da produção local de ao menos mais 5 lançamentos: a JBL Boombox 4, a central multimídia JBL Legend 700, o headset JBL Quantum 100, a JBL Partybox Encore Essential 2 e a JBL Partybox Encore 2.
Além disso, a gigante vai remodelar sua distribuição dos produtos que integram a linha “Luxury Audio”, deixando de trabalhar com um distribuidor local para atuar diretamente com revendas especializadas e integradores. A ideia não apenas é garantir uma cadeia mais resiliente, mas também abrir novas possibilidades, como o oferecimento de workshops e treinamentos com os integradores parceiros.
A Harman explica ainda que apostará em três outras frentes — consolidação tecnológica, expansão sustentável e aprimoramento da experiência do consumidor —, e diz buscar fortalecer suas parcerias com varejistas brasileiras, com o comércio eletrônico estando na mira da companhia.
Veja tambm