Depois de desembarcar na versão web do Google Drive ainda no começo deste ano, a inteligência artificial (IA) da gigante de buscas – Gemini – acaba de ficar disponível também para o aplicativo do serviço para Android e iOS.
A nova integração deve permitir o resumo de relatórios, coleta de insights e destaque dos pontos principais de documentos armazenados no serviço de nuvem – poupando trabalho manual por parte do usuário.
A atualização foi disponibilizada no último dia 22 de setembro, mas começou a ser distribuída de forma mais ampla apenas recentemente. Porém, deve ficar restrita apenas aos assinantes da plataforma.
Ao menos por enquanto, apenas os planos pagos como Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Google AI Pro para Educação e Google One AI Premium terão acesso a inteligência artificial integrada ao Google Drive.
O atalho para o novo recurso está disponível em diversas partes do aplicativo. Agora, há um novo botão “Pergunte ao Gemini” na parte superior da tela principal, opções para “Resumir este arquivo” na parte inferior da interface de visualização de um documento e entradas nos menus flutuantes do serviço.
Ao tocar em alguma das opções, o Gemini abre na parte inferior da tela, disponibilizando um campo para a entrada de comandos e atalhos para sugestões.
No aplicativo, a IA é capaz de fornecer visões gerais de projetos ou pastas inteiras, resumir arquivos individuais, destacar pontos-chave de vários documentos de uma só vez e, se o usuário estiver acompanhando um projeto, permite fazer perguntas sobre o andamento e detalhes do planejamento sem a necessidade de verificar cada arquivo.
O Gemini ainda pode trabalhar com as imagens armazenadas na nuvem, criando resumos ou respondendo perguntas sobre elas. Ele também pode atuar como um assistente de busca, ajudando a encontrar arquivos ou detalhes de forma mais ágil.