De subproduto descartado nas colmeias a aliado contra a COVID-19: a trajetória da própolis é o tema do novo episódio do QSPodcast, produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto. O episódio explora a história, a diversidade e o potencial científico dessa resina, reconhecida por propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Apresentado pela professora Hossana Maria Debonsi, o programa traz relatos de especialistas como o engenheiro agrônomo e apicultor Manuel Tavares, pioneiro na produção de própolis no Brasil, e do professor Jairo Kenupp Bastos, da USP, que explica os desafios para transformar a substância em medicamento. Os relatos fornecem contexto para expor a pesquisa de doutorado de Matheus Tanimoto sobre a farmacocinética da própolis vermelha.
Estudos já apontaram efeitos promissores, como a redução do tempo de internação hospitalar em pacientes com COVID-19. Mesmo assim, a substância continua sendo vendida no país como suplemento alimentar. A pesquisa de Tanimoto é a primeira a desvendar o caminho de um tipo dessa substância no corpo humano – a cinética. “Nós produzimos conhecimento para contribuir com novas certificações da própolis”, afirma.
O episódio já está disponível nas principais plataformas de áudio.
Sobre o QSPodcast
O QSPodcast é o canal de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto. A temporada atual é produzida sob a coordenação da professora Hossana Maria Debonsi, pela Texto & Cia Comunicação e roteirizado e editado por Daniela Antunes. Os episódios são narrativos e têm o intuito de aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade.