A defesa do lutador Wanderlei Silva afirmou que pode acusar formalmente o filho de Popó, Rafael Freitas, e outros membros da equipe do pugilista por tentativa de homicídio com dolo eventual.
De acordo com o advogado de Wanderlei, Claudio Dalledone Júnior, “aquele que agrediu por trás, traiçoeiramente um homem de 50 anos que tinha lutado, que estava de guarda baixa, vai ser punido criminalmente. Não sombra de dúvidas que, no mínimo, teve uma lesão grave ela está evoluindo, pode virar gravíssima. Podemos até entender que ele, naquele momento, batendo de um homem de 50 anos, na forma que bateu, sendo um profissional do boxe, na forma que bateu, ele estaria ali indiferente ao resultado e, daí, estamos falando de dolo eventual, estamos falando de uma tentativa de homicídio”.
A pena para tentativa de homicídio é de 6 a 20 anos de reclusão segundo o Código Penal Brasileiro. O “dolo eventual” é quando o autor assume o risco do cometimento do crime.
Para que a acusação tenha andamento, tudo depende de um processo judicial que inclui, por exemplo, uma investigação policial, eventual denúncia do Ministério Público e julgamento.
A luta entre Popó Freitas e Wanderlei Silva terminou com confusão entre as equipes na noite deste sábado (27). O confronto inédito entre os dois ex-lutadores teve o fim decretado pelo árbitro depois que Wanderlei foi advertido. Antes do anúncio oficial de Popó como vencedor da luta, as duas equipes invadiram o ringue e iniciaram uma briga generalizada. A confusão foi contida em poucos instantes pelos seguranças.
No meio da confusão, Wanderlei acabou nocauteado. As imagens da transmissão ajudaram a identificar o autor do golpe: Rafael Freitas, filho de Popó. Vestindo traje social e segurando um cinturão de boxe, ele entrou no ringue junto da equipe do pai e atingiu Wanderlei com um soco na nuca, seguido de outro que derrubou o ex-campeão do Pride.
Popó pede desculpas
Nas redes, o Popó acusou Fabrício Werdum, treinador de Wanderlei Silva, de “covardia” durante a confusão que tomou conta do evento.
“Eu precisava vir aqui fazer esse pronunciamento. Primeiro pedir desculpas para vocês. Eu procurei dar o meu melhor e praticar o que sempre pratiquei, que é o boxe. Infelizmente, eu tomei três cabeçadas, e quando encerrou a luta, que o árbitro desclassificou o Wanderlei pelas cabeçadas, o treinador dele foi para cima de mim e me deu um soco, machucou muito”, disse Popó.
“Wand, foi entre eu e você, a nossa briga foi entre nós em cima do ringue. Mas infelizmente o Werdum covardetemente invadiu o ringue com seu filho para cima de todo mundo. Vi que alguém também te deu um soco. Esse cara (Werdum) só faz merda. Werdum, tenha vergonha, cara. Se eu fosse você teria vergonha, você que veio para cima de mim, querendo me bater. Mas Deus sabe o que faz”, completou.
Acelino Freitas está hospitalizado, em Salvador, para uma cirurgia.
Quem é Rafael Freitas?
Rafael, de 32 anos, é um dos seis filhos de Popó Freitas. Ao contrário do pai, ele não tem carreira no boxe profissional ou no MMA, mas atua como personal trainer de boxe e integra a equipe de apoio do tetracampeão mundial. Discreto nas redes sociais, teve seus perfis restritos logo após o episódio.